PR assinala Dia de África com Conferência e Feira de Gastronomia e Artesanato, em parceria com Embaixada de Angola,

8

PR assinala Dia de África, em parceria com Embaixada de Angola, com Conferência e Feira de Gastronomia e Artesanat

A Presidência da República, em parceria com a Embaixada de Angola, assinala, este sábado, 25 de maio, o Dia de África com uma Conferência subordinada ao tema “A Paz e a Estabilidade em África Rumo ao Desenvolvimento Sustentável”.

O evento, que terá lugar às 10H30, na sala Beijing do Palácio do Presidente da República, contará com as comunicações do Chefe de Estado, José Maria Neves, da embaixadora de Angola em Cabo Verde, Sra. Júlia Machado, e do Presidente da Plataforma das Comunidades Africanas em Cabo Verde, Sr. José Ramos Viana.

Na sequência da conferência e ainda no quadro do programa conjunto da Presidência da República e da Embaixada de Angola para assinalar o Dia de África, será aberta, no Sábado, uma Feira de Artesanato e Gastronomia, na Praça Alexandre Albuquerque. A feira, a ser promovida em colaboração com a Plataforma das Comunidades Africanas Residentes em Cabo Verde, contará com exposições de peças de artesanato e pratos tradicionais africanos, além de diversas atividades Culturais e desfiles da moda africana.

Lançado oficialmente em 2002 como sucessor da Organização da Unidade Africana (OUA, 1963-1999), a União Africana, que reúne 55 Estados do continente, trabalha para uma “África integrada, próspera e pacífica, impulsionada pelos próprios cidadãos e representando uma força dinâmica na arena internacional”.

José Maria Neves entende que é chegado o momento de se colocar todos os recursos de África ao serviço do continente, que precisa imprimir uma dinâmica própria de crescimento, para um desenvolvimento sustentável e inclusivo, em prol da dignidade e com impactos na melhoria das condições de vida de todos
os africanos.