O Presidente da República, José Maria Neves, encontra-se, neste momento, a caminho de Itália e do Vaticano para um importante programa de trabalho que inclui uma visita ao Vaticano e encontros individuais com o Papa Francisco e com o Secretário de Estado da Santa Sé, Cardeal Pietro Parolin. A visita inclui ainda contactos com algumas instituições internacionais, caso da FAO, e italianas, caso da Fundação Santo Egídio, assim como encontros com as comunidades cabo-verdianas em Roma e Napoli. Pouco antes da viagem, o Presidente falou à imprensa da importância de mais esta agenda internacional.
Do encontro com o Papa, o Presidente Neves enfatiza preocupações relacionadas com os grandes desafios que a humanidade enfrenta, no momento, destacando a necessidade de soluções negociadas para os conflitos e as mudanças climáticas. O encontro com o Cardeal Pietro Parolin será uma oportunidade de as partes aprofundarem sobre a cooperação bilateral e a Concordata entre Cabo Verde e a Santa Sé.
Ainda durante a visita ao Vaticano, José Maria Neves pretende abordar o processo de beatificação do escravo Manuel, que foi de Cabo Verde para a Argentina, estando esse processo em curso, há alguns anos.
“Desde o meu primeiro encontro com o Papa Francisco, ainda na minha qualidade de Primeiro-Ministro, ele referiu-me a esse dossiê e é de todo o interesse que Cabo Verde continue a apoiar esse dossiê”, salienta o Chefe de Estado.
A viagem também inclui reuniões com o diretor-geral da FAO e representantes da Fundação Santo Egídio, destacando a importância dessas instituições na promoção da economia azul e nas negociações de paz em várias regiões africanas.
Valorizando a Diáspora
Neves destacou a necessidade de mobilizar a diáspora cabo-verdiana para contribuir com ideias e competências para o desenvolvimento socioeconómico do país. “Precisamos hoje, mais do que nunca, de remessas de ideias, de mobilizar todas as capacidades e todas as competências existentes na diáspora para acelerarmos o processo de transformação socioeconómica do nosso país”, concluiu o Presidente.
PR reforça apelo à Paz
Durante a conferência, o Presidente Neves enfatizou a importância da paz global, expressando a urgência de um cessar-fogo na Palestina e a negociação de uma solução de dois Estados. “É fundamental que haja, no caso da Palestina, um cessar-fogo e a criação dos dois estados, que devem ser reconhecidos e devem ter uma convivência pacífica”, declarou Neves. No que concerne ao conflito opondo a Rússia e a Ucrânia, Neves sublinhou que “é importante que haja o estabelecimento de uma rota para a paz, envolvendo todas as partes relevantes”.