Presidente da República felicita Presidente e Povo dos EUA pelo 4 de Julho

6

O Presidente da República, José Maria Neves, endereçou uma carta ao Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, por ocasião do 248º aniversário da Independência dos Estados Unidos.

Na referida missiva, o Presidente Neves expressa as suas “mais vivas felicitações e os nossos melhores votos de saúde e sucessos” ao Presidente Biden e ao povo americano, e reitera a sua “constante vontade de aprofundar e consolidar as excelentes e seculares relações de amizade, solidariedade e cooperação” entre os dois países.

“Nesta auspiciosa ocasião, reitero a minha constante vontade de aprofundar e consolidar as excelentes e seculares relações de amizade, solidariedade e cooperação, para benefício dos nossos países e povos”, sublinha o Presidente Neves na carta.

As relações de amizade e cooperação entre Cabo Verde e os Estados Unidos, como se sabe, datam, segundo os dados oficiais, da chegada dos primeiros cabo-verdianos que partiram para aquele país nos veleiros norte-americanos de caça às baleias, nos primórdios do século XX (1900-1920). Desde então essa que é a nossa maior e uma das mais vibrantes comunidades da nossa imensa Diáspora tem constituído uma das grandes alavancas dos fortes laços de amizade e cooperação entre os nossos povos, sendo os Estados Unidos um dos principais parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde.