PR regozija-se com encontro de quadros para pensar Santa Catarina

12

O Presidente da República prestigiou, esta tarde, o 1º Encontro de Quadros de Santa Catarina na ilha de Santiago, presidindo o ato de abertura do encontro que reuniu santa-catarinenses residentes na capital do país sob o lema, “Santa Catarina – o Passado que Construirmos, o Presente que nos Orgulha e o Futuro que Almejamos”.

Na sua intervenção, José Maria Neves recorreu à história do município para ressaltar o relevante papel que o mesmo desempenhou no passado, como celeiro das ilhas e importante centro do poder político, comercial e cultural do país.

Com a sua grande potencialidade agrícola, elite económica, capital social, intelectual e religioso, centro cosmopolita e plataforma de negócios com distribuição para outros pontos do país a partir do Porto de Ribeira da Barca, Santa Catarina transformava-se num dos principais pontos de atração da ilha de Santiago e do país, sobretudo nos dias de feira, recordou Neves para lembrar a força do município. Uma importância que Santa Catarina, foi, entretanto, perdendo facto que a todos interpela.

José Maria Neves considerou, assim, inspirador poder refletir sobre o futuro num ambiente de inovação e construção de novas ideias que possam contribuir para uma inserção competitiva de Santa Catarina na ilha de Santiago e em Cabo Verde, podendo assim “contribuir para acelerarmos o ritmo de mudança e de transformação do país”.