49.º Aniversário da Independência Nacional: Programa de Comemorações do Presidente da República

19

No âmbito das celebrações do 5 de Julho, Sua Excelência o Presidente da República, José Maria Neves, promove um programa de comemorações e exultação desta data que constitui, no dizer do poeta Corsino Fortes, “a hora zero” da República, na linha do compromisso do Chefe de Estado com a promoção do legado histórico da nossa jovem Nação.

O Programa inicia-se com a cerimónia de deposição da Coroa de Flores no Memorial Amílcar Cabral, às 9H00, a simbolizar o reconhecimento nacional pelo consentido sacrifício de Amílcar Cabral e todos os que lutaram contra o jugo colonial, representando um momento de homenagem e reflexão sobre os valores e conquistas da luta pela independência.

Às 10h30, o Presidente José Maria Neves preside a sessão solene na Assembleia Nacional, com uma mensagem aos cabo-verdianos, nas Ilhas e na Diáspora, com olhos postos no futuro e no reforço da coesão nacional.

Às 16H00, o Presidente promove um momento de reconhecimento a figuras e instituições que contribuíram para a afirmação de Cabo Verde como Nação, com a entrega das insígnias a um conjunto de pessoas, singulares e coletivas, que condecora, no quadro deste 49.º Aniversário da Independência Nacional.

Na cerimônia desta sexta-feira recebem os galardões Daniel Alberto Rendall Moreira Monteiro, autor de “Cabral Ka Mori”, e Alcides Spencer Brito, autor de “Labanta Brasú Bo Gritá Bo Liberdadi”, juntamente com os Agrupamentos Musicais ‘Os Tubarões’, condecorado com a Ordem do Dragoeiro, 2.º Grau, e ‘Kaoguiamo’, reconhecido com a Medalha do Vulcão, 2ª Classe.

O Chefe de Estado também atribuirá, na ocasião, as insígnias à Organização Mundial da Saúde, condecorada com a Ordem Amílcar Cabral, Primeiro Grau, pelo seu significativo contributo ao desenvolvimento do setor da saúde em Cabo Verde.

Proximamente, serão ainda, entregues as insígnias aos familiares de Manuel de Jesus Lopes, conhecido como Manuel d’Novas, autor de “5 de Julho nos Kamin pa flisidadi”, condecorado, a título póstumo com a Ordem Amílcar Cabral, 2.º Grau, assim como os Agrupamentos Musicais ‘Os Kings’, ‘Kolá’, ‘Nova Aurora’ reconhecidos com a Medalha do Vulcão, 2ª Classe.

O Programa do Mais Alto Magistrado da Nação neste 5 de Julho, em celebração ao 49.º Aniversário da Independência Nacional, será encerrado com uma Receção no Palácio do Presidente da República, ao final da tarde desta sexta-feira.