PR lamenta mortes em hospitais do país e pede auditoria geral ao Sistema de Saúde Nacional

9

À margem da sua participação numa Cimeira sobre as alterações climáticas, esta manhã, o Presidente da República, José Maria Neves, em entrevista â comunicação social, lamentou as mortes ocorridas recentemente no Hospital Agostinho Neto e no Hospital do Sal e solicitou uma auditoria geral ao Sistema de Saúde Nacional.

“Hão de estar lembrados das mortes no Hospital Batista de Sousa em São Vicente. Nessa altura, fiz uma intervenção pública a dizer que era fundamental que se fizesse uma auditoria global ao Sistema Nacional de Saúde”, relembrou Neves, precisamente para avaliar o desempenho e a qualidade dos serviços prestados pelo sistema de saúde e prevenir situações como as que vêm sendo relatadas na comunicação social .

“Precisamos, definitivamente, de ser consequentes e de fazer uma avaliação, uma auditoria geral a todo o Sistema Nacional de Saúde, ao seu desempenho, à forma como os serviços estão organizados, à qualidade dos serviços que são prestados e tomar medidas pertinentes”, enfatizou, que respondam às inquietações da sociedade civil e dos cidadãos cabo-verdianos.

“As autoridades competentes devem, imediatamente, promover uma auditoria geral a todo o Sistema Nacional de Saúde e responder, assim, às inquietações da sociedade civil e dos cidadãos cabo-verdianos”, conclui.

Oiça, aqui, o trecho da entrevista relacionado ao tema em questão: