PR lamenta falecimento do poeta Oswaldo Osório e presta homenagem à sua vida e obra

8

O Presidente da República, José Maria Neves, expressou profundo pesar pelo falecimento de Oswaldo Osório, eminente poeta e “combatente incansável pela liberdade e pelo enriquecimento cultural do nosso país”, aos 85 anos, vítima de doença prolongada, esta madrugada.

Em nota de pesar, o Chefe de Estado exaltou Oswaldo Osório como “símbolo maior das letras cabo-verdianas” e como “um verdadeiro guardião da nossa identidade, um artesão das palavras e das emoções.” Neves ressalta ainda o impacto duradouro da obra “versátil e que transcende o tempo,” do saudoso, ao sensibilizar e enaltecer a cultura de Cabo Verde.

Em suas palavras, o Presidente afirmou: “Presto-lhe, assim, uma sentida homenagem e exprimo a minha mais profunda gratidão e respeito pelo inestimável contributo à literatura e ao desenvolvimento cultural do país.”

José Maria Neves ainda destacou o exemplo de superação do poeta, que, “mesmo após perder a visão, jamais perdeu a inspiração,” sendo, também por isso, uma fonte de   inspiração às gerações futuras.

O Presidente da República apresenta as suas mais sentidas condolências à família enlutada, bem como a todos que partilharam da vida e da obra de Oswaldo Osório. Que descanse em paz, “o poeta das nossas ilhas, certo de que a sua poesia continuará a iluminar os caminhos de Cabo Verde e de todos os que acreditam na beleza e no poder transformador das palavras.”, são os desejos do Presidente da República.

Confira a Nota de Pesar do Presidente da República, na íntegra, no facebook da Presidência da República:

https://www.facebook.com/share/p/wmnBmfT3G7u4m3Mp