Cabo Verde recebe visita de Estado de Sua Excelência o Presidente da República de Angola, Senhor João Manuel Gonçalves Lourenço

101

COMUNICADO

A Presidência da República de Cabo Verde tem a honra de comunicar que, a convite de Sua Excelência o Presidente da República, José Maria Neves, Sua Excelência o Presidente da República de Angola, Senhor João Manuel Gonçalves Lourenço, realizará uma Visita de Estado a Cabo Verde, de 13 a 16 de março, o que constitui mais um testemunho das históricas relações de fraternidade e amizade entre os povos angolano e cabo-verdiano.

 O Presidente João Lourenço será acompanhado da Primeira Dama, Ana Dias Lourenço, dos Ministros das Relações Exteriores e dos Transportes e de altos funcionários da Presidência da República de Angola e cumprirá um intenso Programa na Praia e Mindelo.

Na capital é de se destacar o encontro entre os dois Chefes de Estado, no Palácio do Presidente da República, a intervenção de Sua Excelência o Presidente de Angola numa Sessão especial do Parlamento Cabo-verdiano, a convite de Sua Excelência o Presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, e um encontro com Sua Excelência o Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, no Palácio do Governo, ocasião em que testemunhará a assinatura de importantes Acordos entre as partes. 

Destaca-se, ainda, a receção das chaves da Cidade, das mãos do Edil da Praia e momentos de grande simbolismo, como os da deposição de coroa de flores no Memorial de Amílcar Cabral e da visita à Fundação Amílcar Cabral. Deverá, igualmente, efetuar uma deslocação à Inpharma.

Em Mindelo, os Presidentes de Cabo Verde e de Angola visitarão pontos de interesse económico, tais como a Frescomar e a Estação de Produção de Água dessalinizada, após o Presidente João Lourenço receber as Chaves da Cidade de Mindelo.

Uma visita à Universidade Técnica do Atlântico está, igualmente, prevista, bem como uma cerimónia solene no Palácio do Povo.

A visita de Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, em retribuição à Visita de Estado que Sua Excelência José Maria Neves efetuou a Angola, em janeiro último, vem contribuir para a consolidação das relações de amizade e cooperação entre os dois países e conferir ao relacionamento bilateral uma dimensão consentânea à longa história comum, à intensa sintonia cultural e ao excelente entendimento político que sempre vigorou entre Angola e Cabo Verde.

A presença do Presidente Angolano em Cabo Verde vem confirmar a vontade das partes em elevar as excelentes relações existentes, para uma autêntica parceria estratégica entre os dois países.