PR apela ao exercício do Direito de Voto nas Eleições autárquicas de 1 de dezembro

20

O Presidente da República, José Maria Neves, acaba de fazer uma comunicação à Nação, apelando à participação massiva dos cabo-verdianos nas eleições autárquicas que decorrem amanhã, 1 de dezembro, exercendo, assim, um direito cívico. Votar, diz Neves. “é expressão de liberdade e de responsabilidade, já que se trata do exercício de um dever de cidadania fundamental e de comprometimento com o futuro e a boa governação municipal”.

O Chefe de Estado elogiou a forma ordeira como decorreram as campanhas eleitorais, destacando “o civismo, a liberdade e a igualdade de oportunidades” que marcaram o processo.

Mais uma vez, o Mais Alto Magistrado da Nação enfatiza a importância do poder local para a democracia, descrevendo-o como uma “verdadeira escola de cidadania” e um elemento crucial para o desenvolvimento local e regional enquanto a “forma mais próxima de o povo exercer a democracia”.

A participação massiva nas eleições, reforça José Maria Neves, é fundamental para legitimar os mandatos e fortalecer a democracia, lembrando que “os problemas e as preocupações mais importantes da vida das pessoas são resolvidos por um poder próximo das comunidades e dos cidadãos.”

A abstenção, salienta o Presidente da República, “fragiliza a democracia e leva a que outros decidam por quem abdicou do seu direito inalienável de escolher o seu futuro”. Aquele que exercer o seu direito ao voto, acrescenta Neves, “tem legitimidade acrescida para apoiar ou criticar as medidas de políticas que vierem a ser adotadas”.

Pela primeira vez como Presidente, José Maria Neves faz, assim, um enfático apelo para que todos, incluindo estrangeiros residentes com direito de voto, participem no ato eleitoral.

“Caro cidadão eleitor, não fique em casa! Dirija-se à sua mesa de voto e vote! Pelo desenvolvimento, pelo progresso, pelo reforço da democracia! Por Cabo Verde!”, conclui o Presidente da República.

Confira, aqui, na íntegra, a comunicação do Presidente da República, em vídeo, e na versão escrita: