O Presidente da República, José Maria Neves, recebeu, esta quarta-feira, em audiência, uma delegação da Câmara Municipal do Faro, liderada pelo seu Presidente, Rogério Bacalhau. O edil farense, que está a cumprir o seu último mandato, partilhou com o Chefe de Estado cabo-verdiano o motivo da sua visita a Cabo Verde e falou da sua intenção de estreitar as relações com o nosso país e, particularmente, com a cidade da Praia, com a qual a cidade de Faro é geminada.
Aliás, a capital cabo-verdiana foi escolhida para iniciar um projeto de formação na área das Bibliotecas e dos Museus, envolvendo mais duas cidades geminadas com Faro: uma de Moçambique (Matola) e da Argentina (Comodoro Rivadavia).
Com este projeto, resultado de um concurso da Associação Ibero-américa, destinado a países de três continentes (América do Sul, África e Europa), o Município português pretende “construir pontes” para relações futuras com o nosso arquipélago, não apenas na cultura como também em outras áreas, nomeadamente, do teatro.
O Presidente da República congratula-se com esta iniciativa e destacou outras possíveis áreas de cooperação e de intercâmbio, envolvendo, também, universidades e empresas, com ganhos mútuos para as edilidades dos dois países.
José Maria Neves realçou toda a riqueza cultural das ilhas, dando pistas de possíveis setores de cooperação como é o caso dos desportos náuticos e aquáticos, além de outras áreas que possam contribuir para o estreitamento de laços entre a autarquia algarvia e Cabo Verde.
De referir que em julho de 2022, Neves foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Faro, onde possui uma expressiva comunidade cabo-verdiana.