A Sala Beijing vem se afirmando como um palco privilegiado de promoção de debates sobre os mais variados temas e de valorização da cultura e da história. Mais uma vez, esta quarta-feira, celebramos um momento de partilha e exaltação da memória histórica e coletiva com o lançamento do livro de Carlos Reis, “Da luta pela independência de Cabo Verde às saudades do futuro”. Esta obra, rica em memórias do autor enquanto combatente na Luta de Libertação, dedica também uma parte considerável ao notável percurso e legado de Amílcar Cabral, no ano do seu centenário.
O livro é, aliás, mais um dos vários títulos, com o selo da Rosa de Porcelana, lançados neste ano do Centenário daquele que foi o líder máximo da luta pela libertação do jugo colonial na Guiné-Bissau e Cabo Verde. “Da luta pela independência de Cabo Verde às saudades do futuro” contribui para um melhor conhecimento deste capítulo essencial na construção do nosso país, trazendo-nos o olhar privilegiado de um combatente destacado e lembrando-nos, como destacou o Presidente da República, José Maria Neves, de que a história é feita de várias narrativas.
Ainda mais importante ao se tratar de um ponto de observação privilegiado, de um sujeito ativo na construção dos alicerces da República de Cabo Verde e os fundamentos do que é hoje um Estado social e democrático de direito, como lembrou Márcia Souto, editora da Rosa de Porcelana.