Presidente da República destaca importância da reflexão sobre a Defesa Nacional

3

Durante a receção às Forças Armadas para os cumprimentos de Ano Novo, o Presidente da República, José Maria Neves, enfatizou a necessidade de reflexão e debate sobre questões que requerem atenção especial para um pequeno estado insular como Cabo Verde. Ele destacou o papel do Comandante Supremo das Forças Armadas em sublinhar o caráter nacional e republicano da Instituição Militar, promovendo uma mudança de paradigma sobre a Defesa Nacional, solidificando a ideia de que seus grandes desígnios e objetivos devem ser sentidos e partilhados por todos os cabo-verdianos.

O Presidente referiu que a sua intenção de associar o Dia das Forças Armadas, 15 de janeiro, à Semana da República, tornando-o um dos momentos altos daquela semana, visa, tão somente, reforçar a notoriedade da instituição e contribuir para o fortalecimento da cultura institucional.

José Maria Neves também reforçou as competências constitucionais do Presidente da República como Comandante Supremo das Forças Armadas, incluindo assegurar a fidelidade das Forças Armadas à Constituição, aconselhar o Governo sobre a política de defesa nacional, ser informado regularmente sobre a situação das Forças Armadas, e conferir condecorações e recompensas militares. Ele destacou a importância de exercer esses poderes com ponderação e discrição, evitando que a instituição militar se envolva em confrontos políticos.

O Presidente concluiu sublinhando que o Chefe de Estado deve estar sempre ao serviço dos interesses supremos do Estado, assegurando a estabilidade e o prestígio das instituições democráticas e republicanas.

Confira o discurso, na íntegra, aqui:

Discurso de Sua Excia. o Presidente da República, José Maria Neves, por ocasião dos Cumprimentos de Ano Novo das Forças Armadas