Como é habitual, começa já a 13 de janeiro, Dia da Liberdade e da Democracia, a Semana da República, com a participação e comunicação do Presidente da República à Nação, a partir da Assembleia Nacional, na tradicional Sessão Especial alusiva à data. É às 10h30. Também como manda a tradição, o Mais Alto Magistrado da Nação promove um diversificado programa de eventos comemorativos da Semana da República que encerra no Dia dos Heróis Nacionais, 20 de janeiro, data que assinala o assassinato de Amílcar Cabral, patrono desta efeméride.
Esta XIV edição da Semana da República ganha um maior simbolismo nesta altura em que o país comemora os 50 anos da Independência Nacional, decorrendo sob o lema “Cabo Verde 2075: Novas Possibilidades – Transformação Inteligente”.
Dando continuidade às reflexões do ano passado que tinham as novas tecnologias, inovação e juventude, agora tendo como chapéu a Inteligência Artificial, o Mais Alto Magistrado da Nação convida os cabo-verdianos a refletirem sobre o futuro do país e a debaterem sobre soluções inovadoras que possam impulsionar o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde nos próximos 50 anos. Que Cabo Verde queremos para os próximos 50 anos? Como chegar lá?
Em consonância com os seus apelos recorrentes, o Presidente José Maria Neves reforça a necessidade de buscar e identificar soluções que se adequem às particularidades de Cabo Verde e do continente africano, para “acelerar o passo” rumo a um futuro mais próspero, inclusivo e com mais justiça social para todos! A Inteligência Artificial é um tema de particular importância, pois domina a atualidade mundial e já está a revolucionar diversos setores globais, não podendo o país e o continente darem-se ao luxo de ficar para trás.
Assim, num dos pontos altos desta XIV Semana da República, mais uma vez, a Sala Beijing recebe mais um nobre momento de reflexão com a Conferência “Inteligência Artificial e Desenvolvimento”, às 17h00 do dia 16 de janeiro, que busca incentivar Cabo Verde e África a abraçarem e a buscarem soluções de IA “Made in CV”, “Made in África”.
São os conferencistas, as seguintes individualidades:
– Hélio Varela, atual Diretor Técnico da Unitel, com o tema “Desafios da transformação digital de Cabo Verde e África”. Engenheiro com um percurso consolidado no setor informático e telecomunicações, ele que foi durante muitos anos ator relevante no Núcleo Operacional Para a Sociedade de Informação – NOSI.
– Cristina Duarte trará uma abordagem sobre o “Controlo de Fluxos Económicos e Financeiros: O Papel da IA”. Duarte é atualmente Conselheira Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a África, António Guterres, foi Ministra das Finanças, do Planeamento e da Administração Pública de Cabo Verde e é uma especialista reconhecida em Administração de Empresas/Gestão Internacional, com um vasto currículo internacional nos setores público e privado.
– Por último, Yasser Omar com o tema “A Revolução das Tecnologias Quânticas”. Ele é atualmente professor no Instituto Superior Técnico, uma das principais escolas de engenharia, arquitetura, ciência e tecnologia de Portugal, e lidera o Portuguese Quantum Institute, sendo também membro correspondente da Academia de Ciências de Portugal. Omar é Doutorado em Informação Quântica na Universidade de Oxford.
– O jornalista e apresentador da RTC, Jefferson Gomes é o Moderador desta Conferência.
Destaca-se no programa desta XIV Semana da República ainda a Performance Artística “Exercícios para Ficcionar Cabral” com o artista, cantor e bailarino Djam Neguin, partindo de uma perspetiva ecológica inspirada no pensamento de Cabral, que envolve reciclagem, regeneração e sustentabilidade, dando continuidade ao processo criativo que originou uma outra peça sua, “Ami.lcar”, que se estreou no ano passado, no quadro do centenário de Amílcar Cabral. Esta nova obra pretende celebrar os 50 Anos da Independência Nacional. É no dia 15, às 16h00, na Sala Beijing.
Consulte o programa completo desta XIV Semana da República promovida pelo Presidente da República, a seguir: