PR recebe Sociedade Internacional para os Direitos Humanos

5

O Chefe de Estado cabo-verdiano deu, esta terça-feira, as boas-vindas à delegação da Sociedade Internacional para os Direitos Humanos (ISHR –sigla em inglês), composta pelo seu Presidente, Arcebispo Professor Thomas Schirrmacher e pelo Secretário-Geral, Matthias Boehning. A delegação está de visita a Cabo Verde, para se inteirar da situação dos direitos humanos neste arquipélago.

Durante a audiência, Neves destacou os avanços do país, afirmando que “Cabo Verde cumpre, no essencial, os direitos humanos” e que “a democracia funciona e a justiça é independente”. Ele também mencionou o crescimento da Igreja Católica com a criação das duas Dioceses.

O Arcebispo Thomas Schirrmacher, que já esteve com o Cardeal D. Arlindo Furtado, e manteve encontros com alguns órgãos de soberania, confessa que ficou impressionado com o desenvolvimento dos direitos humanos e da democracia em Cabo Verde, comparando-os com Alemanha que, segundo afirma, levou 300 anos para o desenvolvimento da democracia

Schirrmacher, que já se encontrou com o Cardeal D. Arlindo Furtado e manteve encontros com alguns órgãos de soberania, elogiou o progresso dos direitos humanos e da democracia em Cabo Verde, comparando-os favoravelmente com a Alemanha, que levou 300 anos para desenvolver sua democracia.

Autor de mais de 100 livros, Thomas Schirrmacher quer também publicar um trabalho sobre a experiência positiva de Cabo Verde, que considera ser um exemplo em África.

De referir que a delegação da SIDH esteve na sessão solene de 13 de janeiro na Assembleia Nacional e planeia retornar para as celebrações dos 50 anos da Independência de Cabo Verde, em 5 de julho.

Com aproximadamente 30.000 membros em mais de 30 países em todo o mundo, a Sociedade Internacional para os Direitos Humanos (ISHR) e suas filiais nacionais são organizações não governamentais (ONGs) independentes de direitos humanos que baseiam o seu trabalho na Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada pelas Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.

O seu objetivo é promover a compreensão internacional e a tolerância em todas as áreas da cultura e da sociedade.

#presidentedarepública #josémarianeves #jmn #DireitosHumanos #CaboVerde #ISHR #Democracia #ThomasSchirrmacher #MatthiasBoehning #IndependênciaCV #50AnosIndependência #Desenvolvimento #JustiçaIndependente #IgrejaCatólica #ExemploAfricano