20 de Janeiro: PR clama pela união em prol da realização do sonho de um país com prosperidade e dignidade para todos os cabo-verdianos

17

No dia 20 de janeiro, Dia dos Heróis Nacionais, e a fechar a Semana da República, o Presidente da República, José Maria Neves, renovou o seu apelo à união de todos os cabo-verdianos em torno da realização dos sonhos de um Cabo Verde próspero e digno para todos. Durante a cerimónia de deposição da coroa de flores no Memorial Amílcar Cabral, o Presidente destacou a importância de celebrar os nossos heróis nacionais, que servem de inspiração para as novas gerações.

“Hoje é o dia de prestarmos homenagem a Amílcar Cabral e a todos os heróis nacionais, aqueles que se distinguiram em momentos cruciais da nossa história e que devem ser lembrados para servirem de inspiração para as novas gerações”, afirmou o Chefe de Estado, em entrevista após a tradicional deposição da coroa de flores no Memorial Amílcar Cabral.

Na linha dos ideais de Cabral e respondendo a um questionamento dos jornalistas sobre a polémica em torno das exigências do Movimento para a Democracia de um pedido de desculpas por parte do PAICV, pelos 15 anos do Partido Único, o Presidente enfatizou que o mais importante é apelar à realização do sonho de todos os cabo-verdianos na construção de um país próspero e digno, frisando a importância do diálogo e da serenidade.

“Faz parte da democracia, temos de respeitar as posições de uns e de outros, mas sobretudo apelar a um diálogo fundamentado, afastando-nos de posições mais extremistas. 50 anos depois, quando já realizamos várias eleições, quando o povo já avaliou e julgou os políticos e as políticas, não vale a pena reabrir feridas que já estão cicatrizadas e que o povo de Cabo Verde, muito sabiamente, tem sabido avaliar e tomar posições”, reafirmou o Presidente.

O Mais Alto Magistrado da Nação entende que a celebração do Dia dos Heróis Nacionais é um momento de união e reflexão, especialmente no ano em que Cabo Verde comemora os 50 anos de independência. Daí o renovar do apelo a todos os cabo-verdianos, em particular à classe política, para buscarem entendimentos e consensos sobre os principais desígnios nacionais, para que juntos possam construir um Cabo Verde moderno, próspero e digno.

Confira a entrevista ao Presidente da República, no vídeo: