O Presidente da República, José Maria Neves, acompanha com atenção e preocupação os desenvolvimentos relacionados com o afundamento do navio Nhô Padre Benjamim, ocorrido nesta segunda-feira, próximo à baía da Preguiça, ilha de São Nicolau.
Foi com um sentimento de alívio que o Chefe de Estado registou o resgate em segurança de todos os 19 tripulantes e um passageiro a bordo – o aspeto mais relevante neste acontecimento, sublinhando com satisfação a pronta e eficaz atuação dos pescadores, moradores da Preguiça, bem como o empenho das autoridades locais, incluindo a Câmara Municipal da Ribeira Brava, que evitaram uma tragédia maior.
“Num momento desafiante, os cabo-verdianos, em particular os sanicolauenses, demonstraram mais uma vez os valores da solidariedade, união e resiliência que nos caracterizam como povo. A sua ação rápida e coordenada foi decisiva para garantir que todos saíssem ilesos desta situação”, destaca o Presidente.
Aguardam-se agora as conclusões das investigações em curso, que permitirão esclarecer todas as circunstâncias do acidente, identificar as causas e, sobretudo, adotar as medidas adequadas para reforçar a segurança marítima e, sobretudo, prevenir situações semelhantes no futuro.