Presidente da República recebe Secretária de Estado da Cooperação Internacional da Espanha

29

A Secretária de Estado da Cooperação Internacional da Espanha foi recebida, na manhã desta terça-feira, pelo Presidente da República. “Foi uma visita para reafirmar os laços de amizade e cooperação entre Espanha e Cabo Verde, precisamente 44 anos depois do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países”, que se completam hoje, ressaltou a governante Espanhola no final do encontro.

A secretária de Estado sublinha que a conversa com o Chefe de Estado girou em torno de temas importantes para os dois países, entre eles a economia azul e o turismo, dois sectores estratégicos de interesse comum, além da igualdade de género e as alterações climáticas.

Em nome do Ministro dos Assuntos Exteriores e do governo da Espanha, a governante expressou reconhecimento a Cabo Verde pela sua normalidade democrática e existência de instituições fortes que garantem a estabilidade, “uma referência em África”.

O reconhecimento da Espanha, realça a secretária de Estado, estende-se aos esforços de Cabo Verde no combate à pandemia da Covid-19. Neste quadro, realça a alta taxa de vacinação no país, que à semelhança da Espanha, já está a imunizar os adolescentes e a aplicar a terceira dose de reforço.

A audiência com o chefe de Estado Cabo-verdiano acontece depois da reunião da comissão mista da relação internacional Cabo Verde/ Espanha realizada ontem, na Praia, e que serviu para a subscrição de dois acordos de cooperação.