Cabo Verde e New Hampshire, EUA, perspetivam cooperação

43

O Presidente da República recebeu, na tarde desta quinta-feira, o governador do estado norte-americano de New Hampshire.

O encontro serviu para perspetivar a cooperação entre Cabo Verde e New Hampshire no domínio da defesa e segurança, a ser estabelecida mediante um plano de curto prazo que poderá abrir portas para parcerias em outros sectores.

A expectativa é que a parceria, desenvolvida no quadro da Special Partnership Program, venha, assim, a abrir perspetivas encorajadoras tanto para o incremento de relações já existentes como para alavancar iniciativas outras, entre as quais as futuras relações Cabo Verde-Nato.

Em declarações à imprensa, no final do encontro, o governador norte-americano, Christopher Sununu, deixou, também, em aberto possíveis parcerias entre as duas partes em áreas como o ensino superior, a saúde e turismo, com benefícios para os cidadãos.

O responsável lembra que assim como Cabo Verde, New Hampshire é também  um estado turístico, o que faz deste um sector com fortes potencialidades para desenvolvimento de parcerias entre as duas partes.