PR na Conferência da União Africana

15

Sua Excelência, o Presidente da República, Dr. José Maria Neves, participa este fim de semana, dias 5 e 6 de fevereiro, na 35ª Sessão Ordinária da Conferência da União Africana, a decorrer em Adis Abeba, na Etiópia, sob o tema “Contruindo Resiliência em Nutrição e Segurança Alimentar no Continente Africano: Reforçando a Agricultura, Acelerar o Capital Humano e o Desenvolvimento Socioeconómico”.

José Maria Neves, que está a ser acompanhado nesta deslocação pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira, vai ser convidado a discursar logo na abertura do encontro, no Sábado (entre 10h00-13h00 locais), como um dos Chefes de Estado recém-eleitos e, por conseguinte, estreantes na Conferência da União Africana.

Esta conferência de alto nível, que decorre 20 anos após a Conferência Inaugural, marca a passagem da presidência da União Africana para o Senegal.

A cerimónia de abertura, que contará com os discursos do Presidente da Comissão da União Africa, Moussa Faki Mahamat, do Presidente da República Democrática do Congo e Presidente em exercício da União Africana, Felix Antoine Tshisekedi, e do Presidente da República do Senegal e novo Presidente em Exercício da União Africana, Macky Sall, contará com a participação do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.

Entre os grandes pontos da agenda de trabalhos, destacam-se a “Paz e segurança” – com a apresentação de um relatório sobre a implementação do roteiro principal das medidas práticas para silenciar as armas no continente-, a “Resposta da União Africana à Pandemia da Covid-19 em África e “A Mobilização de Financiamento para o Desenvolvimento e Integração no quadro da aceleração de recuperarão económica de África”.

Antes do encerramento do encontro, no domingo, ao final da tarde, os chefes de Estado e de Governo de África estarão a adotar as Decisões e Declarações desta 35ª Sessão Ordinária da Conferência da União Africana e a fixar a data e o local da próxima sessão.

A Cerimónia de encerramento, no final da tarde de domingo, será presidida pela Sua excelência Sr. Macky Sall, Presidente da República do Senegal e Presidente em Exercício da União Africana.