São Vicente: Visita de Estado de PR de Angola inaugura Presidência na ilha

22

A ilha de São Vicente recebe, nesta terça-feira, a segunda etapa da visita do Chefe de Estado de Angola, a primeira visita de Estado de um PR estrangeiro à ilha e logo a inaugurar a Presidência na Ilha, no quadro da descentralização que o Presidente da República cabo-verdiano, José Maria Neves propõe realizar ao longo do seu mandato. Tanto a visita do general João lourenço (15 de março, ele regressa no dia 16 a Angola), como todo o programa desta Presidência na Ilha, que vai até 21 de março, colocam a tónica no potencial económico de Cabo Verde para o desenvolvimento da Economia Azul a partir da Ilha do Monte Cara.

Neste quadro, Os dois presidentes irão visitar vários pontos de interesse, seja na indústria ligada ao mar como a Frescomar, ou a investigação como é o caso da Universidade do Atlântico e ainda uma visita à Estação de Produção de Água Dessalinizada (Electra Norte).

De destacar ainda no plano cultural, uma visita ao Centro Cultural do Mindelo onde irão testemunhar a inauguração de uma exposição  dos três pintores Tchalé Figueira, Bento Oliveira e Yuran Henriques, denominada Created in Cabo verde, para além da Exposição de fotos Macacologia na Zoologia de Nélson Mascarenhas. Tudo isso coroado por um recital de piano com Tchenta no Piano, Djassa (Cavaquinho), e a voz inconfundível de Carmem Silva (

 Sem contar que, à semelhança da Praia, também a Câmara Municipal local irá agraciar o presidente de Angola, general João Manuel Gonçalves Lourenço, com as chaves da cidade do Mindelo.

Outro facto inusitado, o Presidente José Maria Neves recebe as cartas credenciais de sete embaixadores acreditados em Cabo Verde e não residentes na quinta-feira e sexta-feira, 17 e 18 de março respetivamente. É no Palácio do Povo.

Por falar no Palácio do Povo, a visita dos dois Chefes de Estado de Cabo Verde e Angola marca a reinauguração do Palácio do Povo enquanto sede da Presidência da República na ilha, este que encontra-se em obra, estando na conclusão da primeira fase das obras de reabilitação da mesma.

Ainda durante a sua estada na ilha do Monte Cara, o presidente Neves receberá em audiência personalidades políticas e da sociedade civil, assim como cidadãos anónimos, bem como um encontro com desportistas náuticos e encontro com a juventude local e ONG´s ambientais, entre outros pontos de uma vasta agenda para esses dias na segunda ilha mais ao norte do país.