PR preside comemorações de 1º aniversário do Parque Natural da Baía do Inferno e do Monte Angra

2

Anteriormente previsto para o dia 09 de abril, a Associação “Lantuna” e Sua Excia., o Presidente da República, Dr. José Maria Neves, retomam neste sábado, dia 14 de maio, a partir das 09H00, em Porto Mosquito, o ato de comemoração do primeiro aniversário da criação do Parque Natural da Baía do Inferno e Monte Angra, no litoral dos municípios de Ribeira Grande e Santa Catarina, ilha de Santiago.

Tratar-se-á de um evento de elevada importância e carregado de simbolismo, face às preocupações atuais, e comungadas pelo Chefe de Estado, em relação à proteção ambiental e à conservação da biodiversidade, cada vez mais necessárias e urgentes pelos desafios associados às mudanças climáticas, particularmente num país arquipelágico como Cabo Verde.

Ao associar-se às comemorações, o mais alto magistrado da Nação estará a dar uma contribuição, ao mais alto nível, para a sensibilização e motivação, tanto das organizações da sociedade civil como da população em geral para a tão necessária e inadiável proteção ambiental em Cabo Verde, um país de ecossistema frágil e ciclicamente fustigado por fenômenos extremos como secas severas e prolongadas.

De recordar que o Parque Natural da Baía do Inferno, que integra a Rede Nacional das Áreas Protegidas, é a primeira área marinha protegida mista (terrestre e marinha) da ilha de Santiago e um ecossistema costeiro bastante rico e singular em Cabo Verde e a Associação Lantuna, criada em 2013, tem trabalhado ativamente na conservação dos recursos naturais desta importante baía.