PR recebe novo grupo do programa Mandela Washington Fellowship da Iniciativa para jovens líderes africanos (YALI)

14

O Presidente da República, Dr. José Maria Neves, recebe esta quarta-feira, às 17h00, a visita de cortesia do novo grupo de sete jovens líderes escolhido para representar Cabo Verde este ano no programa de intercâmbio Mandela Washington Fellowship, ao abrigo da Iniciativa para Jovens Líderes Africanos (YALI, sigla em Inglês), acompanhados. O grupo estará acompanhado da Ministra Conselheira da Embaixada dos EUA na cidade da Praia, Amanda Porter, do Responsável pelas Relações Públicas, Robert Kerr e do Coordenador do programa YALI, Bruno Azevedo.

Lançado em 2010 pelo então Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o programa Mandela Washington Fellowship que é o principal programa da iniciativa YALI foi criado com o intuito de apoiar e encorajar jovens líderes Africanos que promovam ações que visem o crescimento e prosperidade nos seus países.

Através deste programa, anualmente é concedida a oportunidade a 700 jovens líderes africanos, com idade compreendida entre os 25 e 35 anos de idade, aos Estados Unidos de conseguirem bolsas para intercâmbios com jovens norte-americanos, cursos académicos e treinamento de liderança, com vista a fortalecer a governança democrática e promover a paz e a segurança nos países africanos e nos Estados Unidos. O programa cria oportunidades únicas em África para os bolseiros colocarem em uso prático as suas competências no seio das suas organizações, comunidades e países.

Durante esta visita de cortesia, o Presidente da República, José Maria Neves, terá a oportunidade de conhecer e encorajar esses jovens representantes cabo-verdianos deste ano a prosseguirem as suas jornadas cívicas em prol do bem comum das suas comunidades e países nas suas áreas de atuação.