PR no Museu de Cabo Verde em Rhode Island

11

A inauguração das novas instalações do Museu de Cabo Verde em Rhode Island marcou, este sábado, o segundo ponto da visita do Presidente da República à comunidade cabo-verdiana na região de Nova Inglaterra, nos Estados Unidos da América.

O Museu de Cabo Verde de Pawtucket apresenta-se como “o único museu inteiramente dedicado à celebração da história e da cultura de Cabo Verde e dos cabo-verdianos/americanos.

Fundado no ano 2000 em East Providence e aberto desde 2005, o espaço ‘celebra a história das ilhas e das comunidades dos trabalhadores que fizeram dos EUA a sua casa’.

Conforme a organização, o Museu dispõe de uma ‘coleção única de artefactos, fotografias, mapas e artesanato doados por muita gente de origem diversa e de instituições. Acolhe exposições sobre música e arte, escravatura, caça à baleia, histórias de imigração para os EUA, sobre a independência de Cabo Verde, além de uma biblioteca e filmes.

O Presidente da República ressaltou o papel do Museu na preservação da história e da cultura de Cabo Verde, que se mantêm vivas na comunidade.