PR destaca CV como ponto de encontro de criação literária da CPLP

3

O X Encontro de Escritores de Lingua Portuguesa veio, mais uma vez, a evidenciar Cabo Verde como ponto de encontro da criação literária na CPLP, considerou, esta tarde, o Presidente da República ao encerrar o evento, que aconteceu nos últimos três dias, na Praia.

O chefe de Estado defendeu, na ocasião a resolução definitiva da questão das taxas alfandegárias sobre os livros, para um maior acesso aos mesmos, a partir da redução do seu custo, e maior circulação literária, particularmente no espaço lusófono, um problema que promete levar à CPLP.

Neves incentivou os escritores a continuarem a criar e a construir novos horizontes e novas avenidas para os leitores.

O Presidente da República pretende promover em Cabo Verde, no próximo ano, uma Cimeira das Nacões Crioulas, que nutrem “um vigor e uma força importante nos dias de hoje”.

Depois de apresentar a ideia na Assembleia geral das Nações Unidas, o Chefe de Estado fez referência a este propósito no encerramento da X Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que reuniu, nos últimos três dias, na Praia, escritores, investir e amantes das letras.

José Maria Neves entende que, como primeira Nação Crioulo no Mundo, Cabo Verde pode trazer o mundo Crioulo às ilhas para um reencontro, tendo como pano de fundo o diálogo e o futuro da humanidade.