PR condecora Memorial dos Veteranos Cabo-verdianos nos EUA e promove palestra com veteranos de guerra

5

O Presidente da República, condecora amanha, às 17H00, no Palácio da Presidência, com a Ordem do Dragoeiro, Primeiro Grau, o Memorial dos Veteranos Cabo-verdianos em Rhode Island, nos Estados Unidos da América.

O ato, que se enquadra nas comemorações do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, assinalado a 18 deste mês, reconhece o esforço de todos os que, num gesto de patriotismo, resistência e valorização da história e da Memória, contribuíram para que o memorial fosse edificado e passasse assim a cumprir a grandeza de enaltecer e perpetuar o exemplo dos veteranos cabo-verdianos que serviram os Estados Unidos da América.

Receberá a Medalha, em representação do Memorial, a sua presidente, a Sra. Lucy Rose-Correia, que vem a Cabo Verde acompanhada por uma importante delegação, integrada por militares, incluindo veteranos de guerra.

Em decorrência da cerimónia de Condecoração, o Palácio da Presidência acolhe, às 17h40, uma Palestra sobre a “Experiência dos Militares da Diáspora Cabo-verdiana nos Estados Unidos da América”, uma iniciativa que acontece em parceria com o Ministério das Comunidades, e contará com a presença do Ministro da tutela Eng.o Jorge Santos.

O ato contará com uma intervenção do Tenente-Coronel Gary Correia, da Marinha dos Estados
Unidos, e testemunhos de três Veteranos de Guerra convidados.

A Presidente do “Memorial dos Veteranos de Cabo Verde nos EUA”, a Sra. Lucy Rose-Correia, fará a apresentação do monumento erguido em homenagem aos nossos compatriotas presentes nas sucessivas guerras norte-americanas, desde a Guerra da Independência dos Estados Unidos, entre 1775 e 1783, e ao seu compromisso na construção da liberdade e da dignidade da pessoa humana.