Poder local abre serie de debates no quadro da Semana da República

21
Professor Doutor Felipe Teles, Pró-Reitor da Universidade de Aveiro

A Presidente da República recebeu, hoje, mais um importante momento de reflexão, trazendo para o debate, por sinal muito concorrido e participado, o “Poder Local no Século XXI: Pistas para uma governação Integrada”

O mote foi dado pelo Conferencista, o Professor Doutor Felipe Teles, Pró-Reitor da Universidade de Aveiro, que considerou o Poder local um Sistema Multisectorial, Multi Agente e Multinível, que deve estar voltado para robustez e resultados.

Teles apontou três aspectos como determinates na gestão integrada dos municípios : contexto, decisão e dar voz, sendo este “um poder especial das pessoas com poder”.

Como princípios base para a governação integrada defendeu a transparência, a prestação de contas, a integridade e a liderança.

E, para ganhos de escala, aconselhou a aposta na cooperação entre os municípios.

A conferência teve como moderadores o Presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros e o deputado António Monteiro, que, entre muitos outros aspectos, defenderam a revisão do quadro legal, para dotar os municípios de uma maior capacidade de respostas às demandas das populações.

Assista à Conferência, na íntegra, na página Facebook da Presidência da República

https://fb.watch/i5ABwkAjnB/?mibextid=RUbZ1f