PR: O momento é de prestar solidariedade aos que estiveram no combate ao incêndio

19

O Presidente da República quis, com a deslocação esta tarde ao parque florestal da Serra Malagueta, prestar a sua solidariedade a todas as instituições ligadas ao sistema de Proteção Civil e aos locais que estiveram envolvidos no combate ao incêndio na Serra Malagueta. Lamentando as mortes do técnico do perímetro florestal e dos soldados envolvidos no combate ao incêndio, o Presidente da República  aproveitou o momento para sublinhar que, em coerência com a postura republicana a que já nos habituaram, as Forças Armadas tem estado sempre na linha da frente nos momentos de aflição e necessidade de amparo às populações.

Foi assim, por exemplo, nos combates à Dengue, ao Covid-19, na erupção do Vulcão do Fogo em 2014, e em várias outras situações.  

No que toca às questões ligadas à operacionalização do combate a este incêndio, às eventuais causas do fatídico acidente e eventuais necessidades de mais investimentos para reforçar o sistema de proteção civil nacional, José Maria Neves aconselha a que se aguarde as conclusões dos relatórios. Isso para que, aí sim, se possa fazer uma avaliação mais profunda e quaisquer considerações sobre aspetos mais concretos e operacionais.

Para além da visita à sede do parque da Serra Malagueta, o Chefe de Estado esteve ainda a visitar a família enlutada do técnico florestal que perdeu a vida no combate ao incêndio, tendo aproveitado ainda para ver de perto o local do acidente e onde a Presidência da República depositou a coroa de flores em homenagem aos falecidos soldados.

Como último ponto desta deslocação, o Presidente Neves passou pela comunidade de Figueira das Naus para prestar a sua solidariedade e ouvir as suas preocupações da população, sobretudo, no que toca à perda de pasto com as centenas de hectares de vegetação queimada, alguns tendo perdido parte do seu gado, numa comunidade que vive, essencialmente da criação de gado, sobretudo, caprino.

Veja as considerações do PR sobre a visita, aqui: