Presidente da República efetua Visita de Estado ao Luxemburgo

21

A convite de Suas Altezas Reais, o Grão-Duque e a Grã-Duquesa do Luxemburgo, Sua Excelência o Presidente da República, José Maria Pereira Neves, e a Primeira Dama, Débora Katisa Carvalho, efetuarão uma Visita de Estado ao Grão-Ducado do Luxemburgo, de 23 a 25 de maio de 2023.

Esta importante deslocação do Chefe de Estado, que contribuirá para elevar a um novo patamar as já excelentes e muito especiais relações de amizade e cooperação existentes entre Cabo Verde e o Luxemburgo, decorrerá no momento em que os dois países celebram trinta anos de exemplares relações de cooperação e terá uma forte componente político-diplomática e económica-empresarial.

A visita de Estado constituirá, igualmente, uma ocasião ímpar para o Mais Alto Magistrado da Nação encontrar-se com a expressiva comunidade cabo-verdiana residente no Luxemburgo, no momento em que se comemora os 60 anos da emigração cabo-verdiana nesse país.

Recorde-se que Cabo Verde é o primeiro país de concentração da Ajuda Pública ao Desenvolvimento do Luxemburgo, este que é um parceiro fiável e previsível. O atual Programa Indicativo de Cooperação, diversificado e qualificado, abrange áreas fundamentais para o desenvolvimento de Cabo Verde, quais sejam o emprego e formação profissional, energias renováveis, combate às alterações climáticas, água e saneamento, microfinanças e descentralização, contribuindo, assim, para que o nosso país cumpra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Da delegação que acompanhará o Chefe de Estado farão parte membros do Governo, Deputados nacionais, Presidentes de Câmara Municipal, além de representantes do sector económico-empresarial.