PR visita Instituto Internacional de Língua Portuguesa – IILP

47

O Presidente da República, José Maria Neves, visita na manhã da próxima segunda-feira, 08 de maio, às 10h00, as instalações do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, IILP, na cidade da Praia. Uma oportunidade para o Chefe de Estado, que será recebido pelo Diretor Executivo do IILP, João Laurentino Neves, inteirar-se das atividades já realizadas e previstas no Plano de ação para o biénio, assim como os grandes desafios da instituição que assinalou, no passado dia 5 deste mês, o Dia Internacional da Língua Portuguesa.

As conferências sobre a língua portuguesa no sistema mundial como base para a definição da intervenção do IILP, os eixos de ação que serão submetidos à aprovação dos EM no Conselho Científico (CC) do IILP, de junho próximo, e ao Conselho de Ministros da CPLP, em agosto, são alguns dos temas a serem abordados.

Oportunidade ainda para as duas partes refletirem sobre o desafio do ensino e aprendizado da língua portuguesa em Cabo Verde e o apoio que o IILP poderá dar neste processo.

Na passada sexta-feira, recorde-se, em mensagem em alusão ao Dia Internacional da Língua Portuguesa, o Presidente da República sublinhava a sua preocupação com o desenvolvimento da língua portuguesa em Cabo Verde.

Igualmente, José Maria Neves tem realçado, em diversas ocasiões o trabalho que falta fazer para uma coabitação, em igualdade de circunstâncias, com a língua cabo-verdiana, por forma a assumirmos a nossa condição bilingue e a desenvolvermos as duas línguas.