Presidente da República felicita Assomada pelos 22 anos da sua elevação à categoria de cidade

7
Sua Excelência o Presidente a República, José Maria Neves, felicita Assomada por ocasião dos 22 anos da sua elevação à categoria de Cidade, a serem assinalados neste Sábado, 13 de Maio, dia em que celebra a sua Santa Padroeira, Nossa Senhora de Fátima.
 
Numa mensagem encaminhada à Presidente da Câmara municipal, Dra. Jassira Monteiro, o Chefe de Estado destaca o papel histórico desempenhado pela maior urbe de Santiago Norte, as suas grandes potencialidades em setores diversos, assim como os avanços que vem registando.
“Pela sua centralidade no interior de Santiago, pelo seu histórico papel na alavancagem da economia da região, Assomada configura-se com um polo de desenvolvimento incontornável para o futuro desta ilha e do país.
 
“Constato com agrado que, paulatinamente, se dissipam os efeitos das últimas crises enfrentadas pelo país e pelo Município, e se registam sinais de retoma e de vitalidade. A A sua crescente dinâmica económica vem na esteira de uma vocação como polo comercial, para além da sua importância social, histórica e cultural. A Cidade é sede de um município cujas potencialidades nas áreas da agricultura, pecuária, pesca, agro-indústria, turismo, artesanato, gastronomia e comércio podem ser ainda mais exploradas”, destacou o Presidente da República.
 
José Maria Neves destaca os ganhos conquistados pela cidade desde que adquiriu esse estatuto, ciente dos desafios que persistem. “Registou-se um crescimento efetivo, acolheu novos empreendimentos, aumentou o acesso a novos serviços e hoje alberga a Universidade de Santiago e um dos polos da Universidade de Cabo Verde. É certo que a Cidade ainda enfrenta muitos desafios relacionados com o seu crescimento, que são mais evidentes nas questões urbanísticas e de infraestruturação” sublinha José Maria Neves, certo de que os mesmos desafios serão devidamente equacionados pelas autoridades locais e nacionais, com o concurso da sua imensa massa crítica”.
 
Nesta ocasião que é de festa, o Presidente da República deseja os melhores sucessos, prosperidade e bem-estar a toda população da Cidade de Assomada, mas também do Município de Santa Catarina, bem como aos seus filhos residentes em outros pontos do país ou da diáspora