PR José Maria Neves e homólogo ucraniano abordam sobre guerra na Ucrânia e reforço da cooperação bilateral

173

O Presidente da República, José Maria Neves, recebeu, no final desta tarde, uma chamada telefónica do seu homólogo ucraniano, Volodymyr Olexandrovytch Zelensky, a pedido deste último, visando abordar sobre o conflito armado que opõe aquele país à Rússia e, também, desenvolver conversações no sentido do reforço das relações bilaterais entre os nossos dois países, com Zelensky a convidar José Maria Neves a visitar aquele país do Leste Europeu.

No que tange ao conflito com a Rússia, Zelensky agradeceu a “posição firme” de Cabo Verde desde a primeira hora, a condenar a invasão de parte do território ucraniano pelas forças russas, posição essa coerente com o respeito do Estado cabo-verdiano à integridade territorial e à soberania dos Estados, plasmado, inclusive, no artigo 11 da Constituição da República. Um posicionamento pela paz e pela resolução negociada dos conflitos, à luz do Direito Internacional.

O Chefe de Estado aceitou, ainda o convite do seu homólogo ucraniano para visitar a Ucrânia, com data a indicar. O Presidente ucraniano manifestou ainda a disponibilidade em reforçar a cooperação bilateral com Cabo Verde. Nisso, Volodymyr Zelensky explicou sobre a iniciativa “Grain From Ukraine” (Grão da Ucrânia), programa humanitário e que pretende beneficiar, sobretudo, os países africanos, lembrando que a Ucrânia é um dos maiores produtores e exportadores de cereais no mundo.

Lembrando que vários quadros cabo-verdianos devem a sua formação à Ucrânia, o Presidente Neves aproveitou, igualmente o ensejo para deixar um abraço de amizade e de solidariedade do povo cabo-verdiano para o povo ucraniano.