PR participa na 63ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO

9

Sua Excelência o Presidente da República, José Maria Neves, desloca-se, na madrugada deste Sábado, 08 de julho, à Guiné Bissau, onde participa, Domingo, 9, na 63ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO.

O Encontro, que reúne a Cúpula da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, vai eleger o próximo Presidente em Exercício da Comunidade e analisar a situação social, económica e política nos países membros. Em destaque estarão as transições políticas no Mali, no Burkina Faso e na Guiné Conacri, na sequência da instabilidade instaurada por subversão à ordem constitucional.

De referir que a Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO é uma instituição suprema da Comunidade, composta pelos Chefes de Estado e/ou de Governo dos Estados-Membros. É responsável pela direção geral e pelo controle da Comunidade, assegurando o seu desenvolvimento progressivo e a realização dos seus objetivos, sendo as decisões vinculativas para os Estados-Membros e instituições da Comunidade.

O cargo de presidente da Conferência é desempenhado de forma voluntária por um Estado-Membro, eleito pela Conferência.