PR realça importância de selo de Reserva da Biosfera para a projeção da ilha do Fogo

12

No primeiro dia da sua visita à ilha do Fogo, o Presidente da República, para além de presidir o ato da inauguração da embarcação Vénus da Associação Projeto Vitó e a entrega de materiais e equipamentos a 25 pescadores, participou, também, na inauguração do letreiro da ilha do Fogo, enquanto Reserva da Biosfera e que representa o culminar de mais uma iniciativa do Projeto Vitó iniciada há pelo menos três anos. Um selo que, segundo José Maria Neves, projeta ainda mais “esta grande ilha.

O Chefe de Estado realça a riqueza paisagistica, natural e ambiental que o Fogo conserva e que lhe vale esta inserção na rede de Reservas da Biosfera da UNESCO e reafirma o seu engajamento, enquanto Champion da União Africana para a preservação do património natural e cultural africana e, também, enquanto Patrono da Década do Oceano pela UNESCO, à causa da preservação ambiental e natural e à promoção de um desenvolvimento sustentável e amigo do ambiente.

O PR Neves promete trabalhar junto com as câmaras, o Governo e a UNESCO e todo o Sistema das Nações Unidas, a união Africana e com outros países e parceiros internacionais para continuar a apoiar as ONGs na materialização dos seus projetos em prol de Cabo Verde e da humanidade.

Mais uma vez, o PR Neves frisa o enorme impacto positivo das iniciativas desenvolvidas pelo Projeto Vitó e insta a Associação a continuar com esta mesma vontade e dinâmica, ajudando a acelerar o desenvolvimento local, tornando a ilha do Fogo mais competitiva, inclusiva e ambientalmente sustentável.

Para além da ilha do Fogo, também a ilha do Maio ostenta a classificação enquanto Reserva da Biosfera, inserida no mesmo projeto da Associação com sede na ilha do Fogo.

Oiça, aqui, as considerações do PR: