Na linha das reflexões avançadas na entrevista para o Café Central da RCV na passada sexta-feira, o Presidente da República, José Maria enfatizou a pertinência do signo desta 14° Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP, “Juventude e sustentabilidade, com o Chefe de Estado cabo-verdiano a sublinhar que um futuro sustentável passa indubitavelmente pela aposta na juventude.
“Os jovens têm muitas e legítimas aspirações, só passíveis de se concretizar, num ambiente são, democrático, moderno, próspero e com oportunidades para todos. O crescimento terá de ser necessariamente inclusivo e ambientalmente sustentável”, frisa José Maria Neves.
Da segurança alimentar, ao acesso à eletricidade, ao abandono escolar, a precariedade dos sistemas de saúde são desafios que muitos dos nossos países ainda enfrentam e que devem merecer especial atenção dos nossos governos.
“Por esta realidade afetar principalmente a juventude, tudo isto deve merecer uma profunda reflexão, indicando que ainda há muito “trabalho de casa” a ser feito por nós, atuais lideranças, em benefício dos jovens e que esperam mais efetividade da nossa parte”, reflete.
Esse feixe de problemas, acrescenta, “deve constar da nossa agenda prioritária. Principalmente, integrando os direitos e deveres dos jovens, com destaque para a garantia de acesso ao sistema de ensino e à formação, capacitando-os para enfrentar o mercado de trabalho, cada vez mais global e mais competitivo, e poder construir projetos de vida com perspetivas de futuro – por enquanto, um sonho de muitos – de mais realização e dignidade”.
As alterações climáticas e o seu impacto, sobretudo nos pequenos Estados Insulares, a
enfrentam e que afetam, sobretudo as nossas camadas jovens e a mobilidade dentro da Comunidade são outros aspetos levantados pelo PR Neves.
Confira, aqui, o discurso na íntegra: