PR e deputados pan-africanos debatem desafios do continente

27

O Presidente da República, José Maria Neves, recebeu no final desta tarde, uma delegação de oito deputados pan-africanos da nossa sub-região, que se encontram em Cabo Verde n uma missão de três dias para a advocacia para a ratificação do Protocolo revisto do Parlamento Pan-africano. O acordo de livre comércio, assim como o acordo de livre circulação que, segundo a deputada Lúcia Passos, porta-voz do grupo, caminham forçosamente juntos, pois que não faz sentido falar de livre comércio sem a livre circulação de pessoas entre os países do continente, a segurança e estabilidade política e o papel do Parlamento pan-africano foram temas de conversa.

Uma oportunidade, também, para debater questões concretas como o protocolo da Carta de Direitos Humanos para pessoas com deficiência, que Cabo Verde deverá ratificar em breve, assim como aspetos que dizem respeito à necessidade do reforço institucional do Parlamento Pan-africano.

O PR sublinha a importância daquela plenária como espaço de debate entre os parlamentares, mas que podem e devem ser alargados à sociedade civil, para encontrar as soluções e consensos para os principais desafios do continente.

No final, uma garantia do Chefe de Estado, “Cabo Verde estará na linha da frente do processo de transformação socio-económica e política do continente”.