Cabo Verde e Coreia buscam reforço da cooperação para “prosperidade mútua”

35

O Presidente da República recebeu, agora no final da tarde, o enviado especial do Presidente da República da Coreia, o Ministro do Comércio, Indústria e Energia, o Sr. Moon-Kyu Bang, na qualidade de enviado especial do Presidente da República Sul-coreana, Yoon Suk-yeol. Na bagagem o Ministro trouxe uma carta convite ao Presidente Neves para a participação de Cabo Verde numa Cimeira Coreia-África, a realizar-se em 2024, na capital sul-coreana, Seul, tendo como lema «Prosperidade Mútua». Nas palavras de Yoon Suk-yeol, prosperidade mútua é o que a Coreia almeja, também, nas relações bilaterais com Cabo Verde, tendo assegurado a vontade do seu país em ver reforçadas as relações de cooperação entre os dois países.

Bang sublinhou à comunicação social, à saída, a vontade demonstrada pelo Chefe de Estado cabo-verdiano para a elevação do patamar das relações bilaterais, sobretudo em áreas como a transição energética (energias renováveis), a indústria agroalimentar, para garantir a segurança alimentar, e as TIC, áreas em que a Coreia possui já um enorme know-how, enquanto grande potência asiática e mundial.  

O Ministro chegou a Cabo Verde acompanhado de uma delegação de 30 pessoas, incluindo representantes de empresas estatais e privadas em vários setores, tendo o ministro avançado a assinatura de um memorando de entendimento entre Cabo Verde e a empresa sul-coreana, Tedon, do ramo da agroindústria, para doação de máquinas agrícolas para reforçar a capacidade de produção agrícola no arquipélago.