PR agradece contributo de Pawtucket a Cabo Verde

33

O Presidente da República, José Maria Neves, recebeu no início da tarde o Mayor da cidade de Pawtucket, o Sr. Donald R. Grebien, que se encontra em visita de trabalho ao nosso país, tendo as duas partes abordado as relações entre aquela cidade e Cabo Verde e entre os dois países. José Maria Neves aproveitou a ocasião para agradecer o contributo que Pawtucket e Rhode Island têm dado para o desenvolvimento das Ilhas, sobretudo pelo acolhimento e integração da nossa Comunidade que representa 35% da população de Pawtucket, de aproximadamente 75 mil pessoas.

Um momento para “reforçar a relação que temos, o Sr. Presidente já esteve várias vezes em Pawtucket e esta é a primeira vez que visito o vosso país. Foi bom vê-lo no seu ambiente, mas também de podermos falar sobre a importância da saúde e como podemos, juntos, apoiar mais a comunidade”, enfatizou, o mayor, à comunicação social, à saída do encontro com o Chefe de Estado.

A deslocação do Mayor Grebien a Cabo Verde enquadra-se no projeto desenvolvido pela CV Health Organization, que aglomera profissionais de saúde da nossa grande comunidade naquela cidade e em toda a região de Nova Inglaterra para apoiar Cabo Verde numa área tão vital para o desenvolvimento.

O governante norte-americano realça a importância da comunidade cabo-verdiana e a excelência da sua integração em Pawtucket, sendo que esses correspondem a cerca de 35% de uma população total de aproximadamente 75 mil pessoas.

Donald R. Grebien destaca o trabalho de aproximação feita pelo governo da cidade, particularmente na época da COVID-19, que permitiu estreitar ainda mais os laços entre a Comunidade e a cidade, através da cultura e de um sistema de comunicação multilingue.

Ainda como exemplos dessa boa integração, o Mayor lembra que os únicos museu e igreja cabo-verdianos nos Estados Unidos da América estão localizados em Pawtucket.