Mensagem proferida por Sua Excelência o Presidente da República por ocasião da Cerimónia Religiosa Partilhada “Menos Álcool, Mais Vida” | “Mais Prevenção, Menos Covid-19 “

9
Mensagem proferida por Sua Excelência o Presidente da República por ocasião da Cerimónia Religiosa Partilhada
“Menos Álcool, Mais Vida” | “Mais Prevenção, Menos Covid-19 “
05 de Setembro de 2020
Reverendos
Padre Ronaldo Lima,
Pastor David Araújo,
Pastor Natalino Martins
Imã Ahmadou Neka Thiam
Ao longo do tempo, esta emblemática e acolhedora sala tem recebido altos dignitários, como Presidentes da República ou governantes, intelectuais e artistas cabo-verdianos e estrangeiros, crianças e cidadãos comuns residentes no país e na Diáspora, com a solenidade que este espaço inspira e que o respeito que todos merecem do Presidente da República impõe.
Mas hoje, cinco de Setembro de 2020, muito provavelmente, ao ser, juntamente com o coração e a mente de milhares de pessoas, através da televisão, rádio e internet, em Cabo Verde e no exterior, o cenário que abriga e reforça a devoção unida e diferenciada de católicos, nazarenos, muçulmanos e adventistas, esta sala Beijing está a cumprir, de forma plena e muito intensa, um desígnio, uma missão para a qual, modestamente, tenho procurado contribuir, que é a união de energias, a congregação de forças para a realização do bem comum.
Exmos. Senhores
Ministro da Saúde e Segurança Social,
Representante da OMS e dos Ministérios da Educação e da Família e Inclusão Social
Presidentes dos Conselhos de Administração da RTC e da CV Telecom
Minhas Senhoras e meus Senhores
Ainda que, de um modo geral, os objectivos de muitas instituições, entidades e individualidades sejam a defesa de interesses comuns, com frequência a concretização desses nobres propósitos fica limitada pela dificuldade de articulações entre agentes diferentes.
É por isso que entendo que este evento, único em Cabo Verde, encerra uma mensagem de grande alcance: Ser diferente não implica ser inimigo. Pelo contrário, pode ser a expressão da energia necessária à construção do bem-estar coletivo, a partir da unidade na diversidade.
Minhas senhoras e meus senhores,
A problemática do alcoolismo constitui-se, ainda, num dos maiores desafios do nosso país. Permanece elevado o número de pessoas que ficam doentes ou falecem por causa do consumo excessivo de bebidas com álcool.
Grande parte da violência, nomeadamente a doméstica, continua associada ao abuso do álcool, acontecendo o mesmo com a violência sexual, nomeadamente o abuso de crianças.
Infelizmente, estamos, também, assolados pela pandemia do Covid 19 que já atingiu mais de quatro mil pessoas e provocou mais de quatro dezenas de mortes.
Este mal que afecta intensamente todos os países do mundo tem causado muito sofrimento às pessoas e famílias e tem levado à quase completa desorganização das actividades sociais e económicas, com repercussões particularmente graves nas camadas mais desfavorecidas da sociedade, tem no uso imoderado de bebidas alcoólicas um dos factores agravantes.
Minhas Senhoras e meus Senhores,
Ilustres convidados,
Estou absolutamente convencido de que esta importantíssima cerimónia, perenizada pela criatividade do jovem artista plástico, Hélder Cardoso, será um marco na mobilização e responsabilização dos cidadãos na prevenção do uso abusivo de bebidas alcoólicas e da pandemia do Covid 19 e um incentivo para uma profunda reflexão sobre as infinitas possibilidades que podem ser criadas a partir da convergência de vontades com origens diversas.
Neste momento impar, é de justiça realçar e agradecer a total disponibilidade do Conselho de Administração da RTC liderado pelo Dr. Policarpo Carvalho, para colaborar com esta solene e importantíssima cerimónia, que ecoou nos técnicos da empresa que com total entrega e criatividade têm trabalhado connosco nesta grande empreitada permitindo que todos, no país e no exterior, dela possam participar.
É com muito orgulho, respeito e alegria que dou as boas vindas aos líderes espirituais e aos ilustres convidados que quiseram honrar-nos com a sua presença.
 
Muito obrigado.
Jorge Carlos Fonseca

A imagem pode conter: 1 pessoa, em péA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, mesa e interioresA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em péA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em palco e interiores