Na qualidade de Champion do Património Natural e Cultural Africano, o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, foi portador de uma mensagem marcante, enquanto convidado de honra, num Webinar, esta segunda-feira, em alusão ao Dia do Património Africano, celebrado ontem, 5 de maio, promovido pela União Africana, em parceria com a UNESCO e o Fundo Africano do Património Mundial. Na sua comunicação, o Chefe de Estado cabo-verdiano, destacou a importância da Educação e do Património na construção do desenvolvimento económico e social dos países africanos.
Neves ressaltou que a Educação desempenha um papel crucial no desenvolvimento, promovendo a compreensão da história, cultura e identidade dos povos africanos. Mais, o Presidente Neves enfatizou a complementaridade entre a educação formal e a educação informal, destacando que ambas são essenciais para o desenvolvimento dos alunos e para a preservação do Património Natural e Cultural Africano
José Maria Neves Neves cita exemplos de projetos de preservação do património, como a reconstrução dos mausoléus em Tombuctu, no Mali, e a restauração dos túmulos dos reis Buganda em Kasubi, no Uganda. Mais para lá do continente africano, Neves menciona o trabalho em curso de restauração da Catedral de Notre-Dame de Paris, a realçar a colaboração entre artesãos tradicionais e tecnologias de ponta.
Além disso, o Presidente Neves ressaltou a importância do turismo cultural como um fator económico significativo e como uma oportunidade para promover o conhecimento e a preservação do património africano.
O Presidente da república conclui o seu discurso expressando o desejo de que as discussões do Webinar contribuam para orientar futuras políticas e práticas educacionais e patrimoniais na África.
Confira a mensagem do Presidente da república, José Maria Neves, na íntegra, aqui: