O Presidente da República iniciou, esta segunda-feira, 31 de março, a “Presidência na Ilha”, em São Nicolau com um encontro com o Presidente da Câmara Municipal, seguido de uma reunião alargada com toda a equipa camarária. Esses momentos serviram para inteirar-se dos atuais desafios da nova equipa camarária, saída das últimas eleições autárquicas, e das necessidades das populações.
José Maria Neves quer que esta Presidência na Ilha, que prossegue em São Nicolau até sábado, 5 de abril, seja mais um momento privilegiado de diálogo com as autoridades locais e com a sociedade civil, para um conhecimento mais aprofundado das dinâmicas e desafios atuais, visando melhor ajudar na procura de caminhos e soluções que conduzam ao desenvolvimento.
O Chefe de Estado encoraja os municípios a serem ousados e inovadores, de forma a estarem à altura das demandas dos munícipes.
O acolhimento à chegada ao Paços do Concelho esteve a cargo de um grupo de crianças da Escola de Música de Chiquinho (Francisco Lima), que entoaram com emoção o Hino Nacional.
No primeiro dia de visita a São Nicolau, o Presidente da República privilegiou também contatos com as confissões religiosas, uma componente social fundamental na vida das famílias cabo-verdianas. O Chefe de Estado visitou a Igreja Católica, a Igreja do Nazareno, e o seu Centro para idosos, e o Racionalismo Cristão.
Nestes tempos difíceis, depois das duras perdas provocadas pela Covid-19 e da crescente crispação social, José Maria Neves insta as Igrejas a continuarem a fomentar ambientes de mais fraternidade, irmandade e solidariedade em todo o país.
As entidades mostraram-se preocupadas com o êxodo dos jovens, motivado pela fraca dinâmica económica da ilha e pelas dificuldades relacionadas aos transportes, que inviabilizam investimentos e emprego.
Estância de Braz foi a primeira comunidade a receber a visita do Presidente da República.
Acolheu, com a simpatia característica das suas gentes, o Chefe de Estado, que estará, até sábado, a presidir o país a partir de São Nicolau.
José Maria Neves visitou as obras da Igreja de São Francisco, em construção, e testemunhou o início das obras para a construção da Praça e Parque Infantil Dom Helder Câmara, um espaço de lazer a ser edificado pela Igreja Católica, em parceria com a Câmara Municipal.
Dom Helder Câmara, antigo bispo da Diocese de Olinda, no Brasil, foi um homem simples, Prêmio Nobel da Paz, e que ultrapassou as fronteiras de Recife, do Brasil e da Igreja, lembrou José Maria Neves.
O Presidente da República parabeniza a Cáritas pela iniciativa que vai proporcionar pontos de encontro, de diálogo e de convivência. Enaltece também a forte referência associada ao projeto e espera que ela venha a ser inspiradora para as novas gerações.
De seguida, o Chefe de Estado foi até às localidades de Chã de Bote e Chã Cobra visitar o projeto de aviário e o poço artesiano, que carece de uma intervenção para voltar a disponibilizar água para a comunidade.
Esta última localidade acolheu a campanha de plantação de árvores – “50 árvores, 50 anos da Independência” da Presidência da República no município.