PR vislumbra reforço da já excelente cooperação entre Brasil e Cabo Verde no Ensino Superior

14
PR oferece um exemplar de Arnaldo França à CEUB

O Presidente da República, José Maria Neves, visitou agora à tarde, o Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB), para conhecer a universidade e vislumbrar formas de estimular a cooperação daquela universidade com congéneres cabo-verdianas. Entrevistado por uma equipa da televisão interna da CEUB, José Maria Neves sublinhou a forte cooperação que existe já entre os países lusófonos, em matéria de ensino superior  ciência, em particular entre Brasil e Cabo Verde, através do programa de convénio PEC-G, que tem permitido, desde a década de 80, a formação de centenas de quadros cabo-verdianos no Brasil.

“Nesses domínios há uma relação muito forte” entre os países lusófos, “particularmente com o Brasil”, salienta o Presidente Neves que recorda: “Eu mesmo fui um estudante convénio, fiz a minha formação aqui no Brasil, na década de 80”. Assim que, acrescenta, “Cabo Verde e Brasil têm pontes muito fortes e um trabalho muito grande, um percurso comum muito grande de formação de quadros”.

Neves cita também a mesma parceria que há entre Cabo Verde e Portugal, entre Cabo Verde e Timor-Leste e São Tomé, com universidades nacionais a receberem estudantes desses dois ultimos países, como bons exemplos da sinergia e cooperação que deve haver entre os países de expressão portuguesa, em áreas tão importantes como o ensino superior, o conhecimento e a ciência.

No que tange à visita ao CEUB, o Presidente Neves pôde conhecer parte do campus Asa Norte em Brasília, há ainda um segundo campus na cidade satélite de Taguatinga, tendo-se mostrado bastante agradado com o que viu, nomeadamente com a Biblioteca Reitor João Herculino, que possui um acervo de mais de 300 mil livros e mais de 19 mil títulos de periódicos nacionais e internacionais. 

Ademais, um projeto que muito agradou ao PR é a biblioteca digital da CEUB e que permite aumentar exponencialmente o acesso dos alunos aos títulos e documentos da biblioteca.

Logo mais, o Presidente da República desloca-se ao Palácio do Itamaraty para um encontro oficial com o Presidente da República Federal do Brasil, Jair Bolsonaro.