PR defende solução definitiva para evacuações na Ilha Brava

18

O Presidente da República, José Maria Neves, defendeu esta terça-feira, o equacionamento de forma definitiva, de um sistema de evacuações de doentes, a nível, e que permita o acesso rápido aos serviços centrais para o tratamento das situações mais graves.

Este será o principal desafio do setor da saúde na ilha Brava, constatou o Chefe de Estado, após visita à Delegacia de saúde, esta terça-feira. Neves que foi recebido pelo Delegado do Ministério da Saúde, Hélder Pires e pelo Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde, Evandro Monteiro, que apresentaram ao Chefe de Estado os ganhos e alguns desafios que a Ilha das Flores ainda enfrenta no setor.

Se é certo que o navio da Guarda Costeira colocado no porto da Furna recentemente tem permitido melhorar esta questão, é o próprio delegado de saúde local a admitir a necessidade do aumento de frequência de transportes marítimos.

Após uma visita guiada, José Maria Neves reconheceu que houve algumas melhorias a nível da saúde, nomeadamente em termos de recursos humanos (três médicos e 13 enfermeiros), assim como em matéria de equipamentos.

Ainda no que tange aos constrangimentos a nível de prestação dos cuidados de saúde, aponta-se a falta de especialistas nomeadamente na área de ginecologia.