“O Rotary é sempre uma fonte de inspiração”

6

O Presidente da República foi, esta sexta-feira, prestigiar a Gala de Passagem de Colar ao novo Conselho Diretor do Rotary Club da Praia, que conduzirá, a partir de agora e por um ano, a organização enaltecida pelo Chefe de Estado como fonte de inspiração.

José Maria Neves destaca a máxima dos princípios e valores do Rotary Internacional “dar de si, antes de pensar em si”, na logica de cuidar do outro, uma perspetiva do bem comum inspiradora. Isto, particularmente nos tempos difíceis e complexos que correm, marcados pela crispação, muita polarização, vingança por ressentimentos, onde, pelo excessivo individualismo, falta paciência para ouvir e prestar atenção ao outro.

Na linha dos princípios rotários e parafraseando o poeta Fernando Pessoa, o Presidente da República apela no sentido de “outrar-se” – prestar atenção e colocar-se no lugar do outro.

O Chefe de Estado deseja que se atenha à perspetiva de corrida de estafetas na passagem de testemunho entre os líderes rotários, desta feita de José Rebelo para Carina Soares, em que os ganhos acumulados servem para catapultar a gestão seguinte, também inspire outras estruturas da sociedade.