O Presidente da República, José Maria Neves, desloca-se amanhã, quarta-feira, 18 de outubro, a São Vicente, para presidir a sessão de abertura do Congresso Internacional sobre a Ciência, Inovação e Desenvolvimento na Lusofonia. O evento é promovido pela Universidade Lusófona de Cabo Verde, em parceria com a Sucursal cabo-verdiana da Cooperativa de Formação e Animação Cultural C.R.L (COFAC). É às 16h00, no campus da Universidade Lusófona.
A presença de José Maria Neves no evento é um testemunho da importância que o Chefe de Estado atribui à investigação científica, enquanto ferramenta basilar para o desenvolvimento sustentável, sendo que, a Conferência tem como objetivo, entre outros, refletir sobre os caminhos para uma investigação científica de qualidade em Cabo Verde e na Lusofonia, promovendo o diálogo entre as universidades, o poder político e as empresas.
Os desafios e oportunidades no Século XXI nos campos da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no país e no espaço lusófono, as energias renováveis são alguns dos temas a serem debatidos neste encontro entre especialistas, empresas e autoridades políticas e administrativas.
Antes disso, às 15h00, no Palácio do Povo, o Chefe de Estado recebe em audiência a Vice-Presidente de Angola, a Senhora Esperança Maria Eduardo Francisco da Costa, ela que é uma das oradoras da sessão de abertura do supracitado evento. Será mais um momento alto de aprofundamento das relações de irmandade e cooperação entre Cabo Verde e Angola.