Presidente do Comité Olímpico do Senegal apresenta projeto dos Jogos Olímpicos da Juventude, Dakar 2026 ao Presidente da República

14

O Presidente da República, José Maria Neves, recebeu, no início desta tarde, o Presidente do Comité Olímpico do Senegal (COS), Mamadou Diagna Ndiaye, acompanhado pela Presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COCV), Filomena Fortes. O encontro visou informar o Presidente Neves sobre os preparativos para os Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2026 e discutir a possibilidade da passagem da Tocha Olímpica por Cabo Verde e de eventuais parcerias com entidades cabo-verdianas.

Em entrevista após a audiência, Ndiaye destacou a importância deste evento para África, sendo a primeira vez que os Jogos Olímpicos da Juventude serão realizados no continente, e as vantagens que a passagem da Tocha Olímpica por Cabo Verde poderia trazer em termos de visibilidade para o país. Sublinhou ainda o impacto económico que o evento terá para o Senegal e para o continente.

Ndiaye referiu que o desporto, se bem gerido, pode gerar economia, promover o turismo e atuar como “soft power”, influenciando positivamente milhões de jovens globalmente. Citou o exemplo da visibilidade que o anúncio da escolha da Arábia Saudita para sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2034 trouxe para aquele país, tendo dominado as manchetes mundiais.