Presidente da República e Primeiro Ministro otimistas quanto a 2022

28

O Presidente da República, José Maria Neves, e o Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva, estão otimistas quanto aos desafios que o país enfrenta em 2022, augurando melhores ventos neste novo ano, sobretudo, no que confere à situação pandémica.

No início desta tarde, o Chefe de Estado recebeu os Cumprimentos de Ano Novo do Chefe do Governo que, mais do que o cumprimento do protocolo, constitui um momento importante no reforço das relações de cooperação institucional entre a Presidência da República e o Governo de Cabo Verde.

Para além dos votos pessoais de sucesso nos seus percursos, ambos o Presidente Neves e o Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva sublinharam a sua confiança numa evolução positiva da situação sanitária, assim como da situação económica e social.

José Maria Neves valorizou “o esforço” do Governo em tempos de pandemia. Correia e Silva, por sua vez, acredita mesmo que esse possa ser “o ano da virada”, prevendo que o país possa voltar à tendência de crescimento prévia à pandemia do COVID-19. Instado a comentar sobre as observações de Sua Excia., o Presidente da República sobre o Orçamento de Estado, Ulisses Correia e Silva escusa-se a comentar para além de considerar que é “a opinião do Sr. Presidente, nós temos uma opinião diferente”. Contudo, o Chefe do Executivo defende que esse foi o “orçamento possível” face aos efeitos da crise pandémica.

De referir que nesta quarta-feira, o Presidente da República e o Primeiro Ministro promovem uma comunicação conjunta à Nação, às 10h00, a partir do Centro Convenções da Uni-CV, tendo como tema, precisamente, a evolução atual do pandemia, num apelo a um “Djunta Mon” para um combate mais acirrado, com a envolvência de toda a sociedade, ao COVID-19.